Como incentivar a leitura na infância - O mundo da Tutty

sábado, 16 de janeiro de 2016

Como incentivar a leitura na infância


O que eu ganho gostando de ler?

Quem lê cresce culturalmente, escreve melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e a memória, criatividade aguçada, melhora a concentração, se sai muito melhor na escola e é uma forma de conhecer novos amigos.

Atualmente e digo isso por experiência própria com as sobrinhas que tenho, as crianças estão ficando muito apegadas as tecnologias, apesar de ainda incentivarmos bastante comprando livros, lendo e colorindo, a outra boa parte é querendo brincar no celular ou tablet. Hoje qual a criança que pede primeiro um livro a um tablet? Não acho errado, e acho até bonitinho, crianças com 3 ou 4 anos sabendo mexer num celular ou similares que nem minha mãe tem tanta experiência. Porém não podemos deixar que a tecnologia tome conta de um espaço tão importante no desenvolvimento das crianças quanto gostar de ler.

O comportamento da família e pessoas próximas influencia muito no desenvolvimento da criança, afinal quem nunca foi criança, e se espelhou em quando crescer ser igual ao pai, mãe, tio ou irmão? Se existe a cultura de ler próxima a criança, ela também vai desenvolver esse hábito.

Em um próximo post conto como essa fascinação por livros começou comigo, enquanto isso vamos para algumas dicas que podem incentivar a criança a gostar de ler:

1- Respeite o tipo de livro que seu filho gosta de ler e o ritmo que ele desenvolve isso.

2- Faça passeios que tragam a leitura para o cotidiano, como ir ao zoológico, museus, lugares que são citados nos livros que ele já leu, trazer o que ele lê para a realidade, facilita o gosto pela leitura.

3- Incentive a leitura antes de dormir.

4- Organize um club de leitura.

5- Ajude-o a ler melhor.

6- Leve sempre a criança a livrarias e bibliotecas.

7- Faça ela assistir filmes e peças de teatro que tenham os personagens dos livros que ela leu.

8- Não desista de ler junto a criança só porque ela cresceu e já pode ler só, pegue um dia ou outro e acompanhe na leitura.

9- Pais que leem são exemplos para os filhos. 

“A leitura só se implanta se estiver associada ao prazer, à arte, de modo que o receptor sinta – se envolvido e motivado por ela, tendo também contato com as formas de comunicação mais elaboradas que caracterizam a arte em geral” (Ponde, Glória Maria)

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário