17° livro: Super desapegada - O mundo da Tutty

quarta-feira, 27 de abril de 2016

17° livro: Super desapegada


Ano: 2015
Editora: Draco
Páginas: 220
Classificação: Chick-lit/Ficção

Sinopse do livro: Raquel faz o maior sucesso na internet. Seu blog Super Desapegada motiva mulheres a se valorizarem e prega a autoestima sem a presença constante e essencial de um companheiro. Mas fora da web Raquel não é tão descolada assim e carrega há muito tempo um amor platônico por Alan, seu melhor amigo de infância. Em seu aniversário de trinta anos, Raquel descobre que ele está noivo de Bianca, a irmã caçula de Eric, seu rival nos tempos de escola. Para conseguir acabar com o casamento e conquistar de vez seu grande amor, a blogueira precisa se aliar ao sarcástico Eric. Porém logo ela começa a perceber que essa parceria pode render muito mais do que imaginava.



Minha Opinião: Pleaseeeeee! Quero esse livro na minha estante! Quem já não se viu na pele de Raquel que jogue a primeira pedra! Sou muito suspeita de falar alguma coisa, não que eu tenha vivido a mesma coisa, mais sabe aqueles amores platônicos na infância? Que você jura que o amigo de seu irmão é apaixonado por você, já que ele vive dizendo isso e agindo como, e você acaba acreditando e ficando apaixonada por ele por anos? É isso eu vivi.  E lendo o Super desapegada acabei me lembrando muito dessa época e de algumas outras mais recentes em que também tinha um blog de desabafo.
Talvez seja por isso que eu tenha amado tanto o livro. Todo mundo se encaixa em algum momento da história, seja no momento do cara errado, dos planos mirabolantes ou na encontra do cara certo. 
Raquel é o tipo de mulher de quase 99% das mulheres, me incluindo nessa conta, onde ela é cheia de planos, apaixonada pelo cara certo, mas não para ela, vivendo com os pés no chão com medo de voar e com um blog que fazia muito sucesso, onde ela escrevia sobre relacionamentos. Eu só consegui imaginar nesse momento que Jaque talvez estivesse me conhecido em uma outra vida, porque ás vezes ela só me descrevia.
Raquel era apaixonada por Alan desde seus quinze anos quando fez sua festa de aniversário, e não consegue se declarar para ele por puro medo de tudo que para ela parecia "certo" dar errado, já que em alguns momentos ela achava que eles eram só amigos e em outros ela sentia que havia algo mais. Quando decide que chegou o momento de falar toda a verdade para ele, exatamente na sua festa de 30 anos, Alan aparece com uma noiva (e eu quase infartei nesse momento). O mundo de Raquel desabou, e a gente sabe bem como é isso, porém não mais que clichê, mas a pura verdade, Deus fecha uma porta e sempre abre uma janela, foi assim para Raquel, e acredito que para todas as mulheres nesse mundo. É todos esses momentos ela acaba compartilhando no seu blog, o super desapegada, que dá nome ao livro, onde apesar dela ser toda essa mulher indecisa e com medo na vida real, no blog ela aparenta para seus fãs que é super desapegada, e que na verdade, essa é a melhor saída, não apenas em relacionamentos, mas que devemos nos desapegar de objetos, lembranças, tudo que na verdade não nos faca bem.
Raquel acaba conhecendo no decorrer da história seu príncipe encantado, mas como toda boa história, ela erra muito até esse relacionamento dar certo.
O que eu mais gostei do livro não foi apenas o jeito que Jaqueline acabou escrevendo a história, mas é uma história que acontece com qualquer mulher, quem lê acaba em algum momento se vendo ali, no lugar de Raquel, fazendo cada uma acreditar que na vida tudo tem seu momento, sua tampa para panela, que o amor realmente chega para os desavisados, e que desapegar realmente é bom, arriscar no novo, no desconhecido, ás vezes pode surpreender.
Engraçado que esse livro veio no momento em que eu realmente precisava desapegar de algumas manias, sentimentos e sonhos. Não acreditava que esse livro pudesse me ensinar tanto. É o tipo de livro que você não dá nada por ele, e depois quer reler dez vezes e deixar ele na sua cabeceira. 

Alguém já leu? O que achou?
O livro pode ser encontrado para comprar na:
Amazon / Apple / SaraivaGoogle / Kobo

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário