Livros digitais ou físicos? - O mundo da Tutty

domingo, 1 de maio de 2016

Livros digitais ou físicos?


Sempre foi uma boa discussão entre eu e meu namorado com relação a gostar mais dos livros digitais ou físicos. Meu namorado que já não é fã de ler, gosta do que for prático, um tablet e mil livros dentro para ler, e isso sempre rendeu uma boa discussão entre a gente.
Semana passada recebi um E-book da nossa editora parceira - Editora Draco - e o assunto voltou para a mesa de jantar, resolvi então que esse seria um ótimo post para expor porque eu gosto tanto de livros físicos, mesmo lendo e achando bem prático os digitais.
Para começar, a única vantagem e que para muitos pode parecer que exatamente esta vantagem faz ganhar qualquer questionamento, é o fato que você pode ler o livro digital desde um pequeno smartphone, a um tablet maior, o que torna tudo mais prático para carregar, já que o peso é notoriamente mais leve do que se fossemos carregar um ou todos os livros que estaria em pdf no tablet. Nesse aparelho pode ser armazenado centenas de livros, assim como pode ler também em computadores,notebook ou netbook. Para quem gosta de ler a noite, os aparelhos ajudam muito, já que a própria iluminação ajuda a leitura. Não tenho nada contra, não vou dizer que amo ler livros digitais, mais sim, se precisar, se eu quiser, vou ler sim, porém tenho a impressão que minha vista cansa muito, e fora que meu smartphone já está na fase preguiça, a bateria acaba bem mais rápido. Ah quase esquecendo existe outra vantagem, existe muito livros na internet de graça e outros com um preço bem acessível, não vou negar que sim, essa é uma grande vantagem que eu gostaria de ter com os livros físicos.

Já a questão dos livros físicos, aiiii meus livros, poderia ficar o dia citando os motivos pelos quais amo tanto, primeiro que acho muito mais confortável ler um livro físico, depois o cheiro do livro novo ou do livro na estante, ou sua estante arrumada cheia de livro é uma sensação fora do comum. Cada livro que compro, leio e coloco na instante, é uma felicidade imensurável.
Sempre que um livro é muito bom, um livro que me fez refletir sobre alguma coisa, deixo em uma estante mais visível da cama, e quando vou dormir, fico olhando a capa do livro e refletindo sobre toda a história novamente, só o livro físico é capaz de te levar para esse mundo.
Algumas pessoas veem como desvantagem no livro físico, o fato de ocupar muito espaço, na minha concepção, cada espaço tomando do meu quarto por um livro, é uma felicidade enorme. 
A unica desvantagem que vejo nos livros, são alguns com preços bem salgados, eu já acho 30,00 reais em um livro (a depender do livro), bem salgado para quem gosta de comprar livros constantemente, então eu espero para comprar em promoções na internet ou em lojas aqui da cidade, apenas quando tenho certeza que o livro não vai baixar o preço ou entrar em promoção pelo primeiro ano do lançamento e que arrisco comprá-lo.
E eu amo dar livros de presente, como vou dar um E-book? Como vou a uma sessão de autógrafos, sem o livro para autografar? Ainda sou mil vezes meus livros, mais sim, e precisar vamos de digitais também! rs

O que vocês preferem?

2 comentários:

  1. Oi! Gostei do tema do post. Acho que essa vai ser uma eterna briga... Mas, concordo com você, nada supera o livro físico, embora o livro de digital tenha lá seus méritos. Pra mim, o que mais conta na hora de escolher o formato digital é a facilidade do acesso e questão financeira, mas tem certos livros que eu simplesmente não aceito ler assim. Eles têm que estar na minha estante, mesmo que já tenha lido =). ~ Gabi (da equipe do Estaca 0nline: estaca0nline.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gabi! hahah Quanto mais se tem, menos se tem...sou meio assim para meus livros!
      Assim que tiver um tempo visitarei seu blog ok!?
      beijos!

      Excluir