22° Livro: De volta aos quinze - O mundo da Tutty

terça-feira, 14 de junho de 2016

22° Livro: De volta aos quinze


Titulo: De volta aos quinze
Autora: Bruna Vieira
Ano: 2013
Editora: Gutenberg
Páginas: 222
Classificação: Juvenil


Sinopse do livro: "Eu não sabia muito bem onde estava, mas queria muito que aquilo parasse logo. Meu corpo todo tremia pelo medo e por não estar entendendo o que estava acontecendo. Respirei fundo e olhei mais calmamente ao redor. Estava em um quarto de paredes cor-de-rosa. O cheiro era doce, como se alguém tivesse acabado de passar perfume para sair. A janela estava aberta, e um vento forte estava fazendo os pôsteres pregados na parede caírem no chão um a um. Eram do Radiohead, Alanis Morissette, R.E.M, Spice Girls, Backstreet Boys, The Corrs e Engenheiros do Hawaii.

Me apoiei na cama e fechei a janela. Respirei fundo, ainda observando tudo com atenção. Então, após alguns minutos na tentativa de aceitar que aquilo estava realmente acontecendo, comecei a reconhecer aquele lugar, que era estranhamente familiar. Esfreguei meus olhos sem acreditar no que estava vendo e, ao levantar da cama, notei um reflexo no espelho. Era eu. Aquela no espelho era eu… com 15 anos!"


Sinopse da orelha: O que você faria se pudesse voltar no tempo? Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor?
Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.


Minha opinião: Assim como falei na primeira resenha, todo mundo que era fã da Bruna, simplesmente ficou extasiado quando soube que mais que blogueira, ela seria autora. Afinal seus textos no blog já eram incríveis por si só, então imagine que além de contos, agora teríamos um romance? Para quem já tinha se apaixonado pelo primeiro livro (Depois dos quinze), simplesmente saiu correndo atrás de comprar o segundo (tipo eu!), rs. Já tenho o livro desde que lançou, mas como o blog tem pouco tempo de existência, só hoje parando para pensar em qual livro resenhar aqui, que ele caiu como um pluma em minhas mãos. Fiquei pensando no significado que esse livro tem na minha vida, começando pelo orgulho que tenho de todo sucesso da Bruna, por todo caminho que ela traçou sem esquecer disso, do seu passado, de todo o começo, depois a história do livro nos faz refletir sobre exatamente a questão de passado/presente/futuro. Quantas vezes você não não se perguntou sobre se o caminho que você seguiu foi o certo, se tivesse feito outra escolha como estaria, se você tivesse desistido de algo ou insistido em algo, se as coisas não estariam diferentes em sua vida. Esse é exatamente o tema do livro, se você voltasse no tempo (o que ás vezes peço a Deus para fazer) será que faria algo diferente? Um curso? Uma mudança? Um amor? Amigos? Era exatamente nisso que pensei desde ontem, sobre minhas escolhas, então o De volta aos quinze seria o melhor livro para hoje.
Ele conta a história de Anitta, que aos 30 anos tem vários problemas e uma mente que não ajuda em nada, rs. Anitta se muda para São Paulo e tem uma vida completamente diferente do que ela e seus familiares esperavam. Seu emprego não é grandioso, vive de aluguel e está sozinha. Anitta acaba em meio a história encontrando seu primeiro blog, feito aos quinze anos, é ai que tudo muda, Anitta através do blog consegue voltar no passado, quando ainda tinha quinze anos, porém com a cabeça ainda de adulto, e percebe que está vivendo de novo as aventuras da época de ensino médio. Então ela percebe que tem uma chance de mudar as coisas, o que pode ser mais complicado do que ela imagina.
Além de toda história, o livro cita lugares como Paris e São Paulo, frases inicias de cada capitulo que são mega fofas e uma playlist linda. Pode parecer um livro clichê, pode sim, mas existe um momento na vida de cada pessoa que algum livro vai se encaixar, como agora. 
Sempre paramos para pensar se o caminho que seguimos na vida, foi o mais certo, talvez se estivesse curtido mais teria sido melhor, ou se estivesse levado a vida mais a serio hoje estaria do jeito que você queria. Existe muitos , e se, e se, na vida que no final de cada história a gente nunca vai ser saber qual seria o fim se tivéssemos escolhidos destinos diferentes.

E vocês o que acharam do livro?

Tem frases desse livro aqui!
Tem a resenha do Depois dos quinze - aqui!


3 comentários:

  1. Oi Tu!
    Que amor de livro!
    Acho lindo seu carinho por essa autora.
    Preciso ler algo dela.
    Beijinhos
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Eu conheci a Bruna no inicio da carreira dela, num momento muito dificil da minha vida, onde nossas histórias se encaixavam muito bem, depois continuem acompanhando o trabalho dela mais de perto, e além de ter servido como um alivio a meus problemas, vi ela crescer como pessoa, blogueira, youtuber, sem passar por cima de ninguem, sendo apenas ela mesmo. E sinto orgulho de pessoas assim sabe..e gratificante acompanhar a evolução dela! <3

      Excluir
  2. Oi Tu,

    Eu amo a Bruna, a escrita dela, tudo, mas infelizmente ainda não li nenhum livro dela. Amei a resenha.

    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir