Sobre o autor: Paulo Coelho - O mundo da Tutty

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Sobre o autor: Paulo Coelho


Paulo Coelho de Souza, nasceu no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1947.  Paulo Coelho foi um adolescente problemático, internado por várias vezes. Ingressou na Faculdade de Direito, mas largou para se dedicar a um grupo de teatro onde ele era escritor, autor e diretor.mas abandonou para ser hippie e viajar o mundo. 
Inspirado pela vida hippie, Paulo decide sobre a experiência da contra cultura e funda a revista 2001 que reúne hippies do Rio de Janeiro e só consegue ter duas edições. A revista chama a atenção de Raul Seixas que convida Paulo Coelho para escrever letras em parceria. O disco Gita de 1974 que Raul ira conquistar o Brasil. 7 das 12 músicas são criações da dupla Paulo Coelho e Raul Seixas, as canções trazem a grande marca da parceria. As canções místicas e esotéricas. Gita vende 500 mil cópias e chega em primeiro lugar nas paradas de sucesso, enfim, tornando dono de uma grande fortuna. Com mais de 60 músicas escritas com a parceria, Paulo Coelho e Raul Seixas juntos consegue mudar o panorama do Rock Brasileiro
Antes de se dedicar à literatura, Paulo Coelho foi ator, diretor de teatro e secretário de redação do jornal O Globo. Em 1986, decidiu viajar pela Europa e fez a peregrinação do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, experiência que o despertou para a literatura. No ano seguinte escreveu “O Diário de um Mago”, onde relata os seus três meses de peregrinação, e a partir de então, começou sua carreira bem sucedida como escritor.
Em 1988 escreve O Alquimista, resultado da sua dedicação de mais de uma década ao estudo da Alquimia. Conta a história de Santiago, um pastor andaluz que deixa tudo para seguir uma visão. A sua primeira edição vende apenas 900 exemplares e a editora decide não reeditar o livro. Paulo procura, então, uma editora maior, a Rocco, que se interessa pela sua obra e publica, em 1990, o seu romance seguinte: Brida, uma história sobre a conquista dos dons que todos possuímos, centrada na personagem de uma jovem que se inicia no mundo da magia. Com a publicação deste livro, que finalmente atrai a atenção da imprensa, O Alquimista e O Diário de um Mago chegam ao topo das listas de best-sellers. O Alquimista é o livro mais vendido da história do Brasil, entrando para o livro dos recordes do Guiness. 
Paulo Coelho entrou para a Academia Brasileira de Letras em 2002, causando certa polêmica entre alguns literatos e críticos, pois, ficaram fora da Instituição autores consagrados como Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes.
Junto com sua esposa, a artista plástica Christina Oiticica, fundou o Instituto Paulo Coelho, instituição sem fins lucrativos, financiada através dos direitos autorais do escritor, dedicada a ajudar jovens e pessoas da terceira idade.
Hoje, escritor brasileiro, autor de romances, ficções, investigação policial, temas místicos e autoajuda, é um dos autores mais vendidos no mundo. Ocupa a cadeira nº 21 da Academia Brasileira de Letras.
Obras de Paulo Coelho:




Ao total são 38 livros e várias edições!
E ai já conheciam o autor? Qual livro vocês mais gostam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário