Livro 52°: A estrela que nunca vai se apagar - O mundo da Tutty

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Livro 52°: A estrela que nunca vai se apagar


Titulo: A estrela que nunca vai se apagar
Autor: Esther Earl / Lori / Wyane Earl e John Green.
Ano: 2014
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Classificação: Literatura Infanto Juvenil
Frases do livro


Sinopse do livro: Diagnosticada com câncer da tireoide aos doze anos, Esther Grace Earl era uma adolescente talentosa e cheia de vida. Fazendo jus ao nome, que em persa significa 'estrela', ela marcou todos em seu caminho com sua generosidade, esperança e altruísmo enquanto enfrentava com graciosidade o desgaste físico e mental causado pela doença. Filha, irmã e amiga divertida, alto-astral e inspiradora, Esther faleceu em 2010, logo após completar dezesseis anos, mas não sem antes servir de inspiração para milhares de pessoas por meio de seu vlog e dos diversos grupos on-line de que fazia parte. 'A estrela que nunca vai se apagar' é uma biografia única, que reúne trechos de diários, textos de ficção, cartas e desenhos de Esther. Fotografias e relatos da família e de amigos ajudam a contar a história dessa menina inteligente, astuta e encantadora cujo carisma e força inspiraram o aclamado autor John Green a dedicar a ela sua obra best-seller A culpa é das estrelas.


Opinião: Depois que li o  " A culpa é das estrelas " e procurei saber sobre Esther, fiquei querendo muito esse livro. Logo depois que meu pai faleceu também com câncer, esse livro apareceu como mágica na minha frente, e eu pude ter a oportunidade de ler e conhecer muito mais sobre a nossa estrelinha.
Quem leu  " A culpa é das estrelas " sabe que a personagem Hazel Grace foi inspirada na vida de Esther Grace. Porém John Green, em a culpa das estrelas deu ao fim do livro uma história diferente ao que aconteceu na vida real. Nesse livro de " A estrela que nunca vai se apagar", John com ajuda dos amigos e da família Earl, conseguiu contar a verdadeira história da estrelinha que lutou muito contra uma das piores doenças hoje.
Esther Grace foi diagnosticada em dezembro de 2006 com carcinoma papilar da tireoide, já com metástases no pulmão, por isso ela precisou usar tubos de oxigênio para auxiliar na respiração. 
Esther conquistou diversos amigos através do seu canal no Youtube chamado “cookie4monster4″, criado no final de 2008. 


Foi através dele e do seu fanatismo por Harry Potter que Esther teve a oportunidade de ganhar um lindo desenho de J.K.Rowling e conhecer John Green.
O que mais achei interessante de sua história, além da luta contra a doença, e que ela se esforçava para sempre parecer bem, para ser feliz mesmo com suas limitações. Com tudo que aconteceu com ela, Esther tinha todas as oportunidades de ser uma garota ranzinza e revoltada com a vida, mas ela resolveu ser totalmente diferente. O livro é cheio de fotos de Esther sendo louca e feliz, o melhor jeito de se viver.


O livro conta a história não só do ponto de vista de Esther, mais da família, dos amigos, dos médicos, de John, de todas aquelas pessoas que passaram por sua vida, do jeito que ela mais gostava, tudo colorido, todas as páginas do livro são decoradas. E todos tinha a mesma opinião, como Esther amava seus pais, seus amigos - mesmo que distante - como ela amava cada coisa boa, mesmo que pequena, que acontecia com sua vida.
A morte de Esther levou tristeza para muitas pessoas. Eu não chorei ao ler o livro, quando eu comecei a ler, já conhecendo a história dela, achei que iria me debulhar em lágrimas, já que me lembraria de meu pai, mais a verdade é que sim, o livro me deixou triste, mais nos faz entender como devemos valorizar a vida e lutar por ela, mesmo na pior das situações que estejamos vivendo, meu pai não teve a oportunidade de lutar com a doença, já que descobrimos muito tarde e não existia tratamento, mais que assim como ela, ele lutou no último dia, quando o líquido tomava conta dos seus pulmões e ele se afogava em ânsias. Guerreiros mesmo, são essas pessoas, que lutam contra uma doença incurável, e mesmo assim conseguem levar alegria e ensinamento por onde passam.


Por causa de Esther, a Harry Potter Alliance ganhou um prêmio de $250.000 para ajudar a diminuir as coisas ruins que acontecem no mundo. Por causa de Esther, foi criada a fundação chamada This Star Won't Go Out, que ajuda milhares de pacientes com câncer e suas famílias (Acabei comprando a pulseira que ajuda a instituição). Por causa de Esther milhares de pessoas foram tocadas, e quem sabe, isso possa transformar o mundo e quem estiver nela em pessoas melhores.

Vocês podem conhecer mais sobre o livro e a Esther através dos links:
Canal da Lori  - Se não quiser chorar, não assista



Nenhum comentário:

Postar um comentário