Quer emagrecer ? Chá mate ou chá verde? - O mundo da Tutty

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Quer emagrecer ? Chá mate ou chá verde?

Com essa minha loucura sobre emagrecimento, comecei a tentar tomar chá, já ouvir falar muito que eles emagrecem, e sobre muitas coisas. Mas na verdade o que é serio? O que é mito? Qual dos dois chás será melhor para emagrecer?


Erva Mate

A erva mate é uma bebida feita de folhas de uma árvore chamada de mate. Por séculos, tribos sul americanas consumiram a erva mate por seus efeitos rejuvenescedores, tais como clareza e vitalidade. As folhas da árvore contêm 15 aminoácidos, 24 minerais e vitaminas e antioxidantes. Além disso, a erva mate contém cafeína, teobromina e teofilina, encontradas em chocolate, café e chá. Esses ingredientes estimulam o sistema nervoso central, diminuem o apetite, aumentam o relaxamento muscular e funcionam como diurético.
Em relação a perder peso, a erva mate mostrou-se muito útil, tanto na perda, quanto no controle do peso. A erva mate causa a termogênese ou o aumento de queima de calorias, aumento de diurese e supressão de apetite, todos favorecendo as chances de perder peso. Uma xícara média de erva mate possui 50 miligramas de cafeína.

Chá Verde

Chá verde é uma bebida produzida das folhas de uma planta asiática chamada camellia sinensis. O chá verde é diferente do chá preto porque as folhas são menos processadas e tratadas de modo a preservar melhor seus nutrientes.
O chá verde contém um grande número de oxidantes que ajudam a reforçar o sistema imune e a saúde de modo geral. A Sociedade Americana de Câncer apóia a crença de que o chá verde ajuda a prevenir e a tratar certas formas de câncer. Estudos adicionais mostraram que o chá verde ajuda a tratar Alzheimer e artrite.
Para te ajudar a perder peso, o chá verde causa a termogênese ou aumento de queima de calorias. Muito da termogênese causada pelo chá verde é em função da cafeína nas folhas e da epigalocatequina galato ou EGCG. 

Erva Mate ou Chá Verde

Uma das principais razões pelas quais o chá verde e a erva mate nos auxiliam a perder peso é por provocarem a termogênese no organismo. Não há pesquisas provando qual destes produtos é mais efetivo para perder peso.
A termogênese causada pelo chá verde e pela erva mate aumenta a queima de calorias em 80 a 100 calorias por dia, mas para perder 0,5kg de gordura, os indivíduos devem consumir 3.500 calorias a menos do que queimam. A melhor maneira de perder peso é ingerir 500 calorias a menos por dia.
Cada um destes produtos possui benefícios únicos para perder peso. Além da termogênese, a erva mate mostrou-se ser um diurético natural, que ajuda a reduzir a retenção de água e a diminuir o apetite. O chá verde também mostrou-se promotor da oxidação de gorduras.

Quantas xícaras devo beber? 
Para perder peso, a recomendação é tomar no mínimo 1 litro do chá por dia – o equivalente a cinco xícaras ou quatro copos grandes – e no máximo 1,5 litro. Mas sempre longe da comida. “A cafeína atrapalha a absorção de vitaminas e minerais, especialmente ferro e cálcio, quando consumido junto com as refeições principais”.  Por isso, beba o chá até 20 minutos antes ou depois do almoço ou jantar. Nesse momento, a bebida também estimula os movimentos do intestino, favorecendo a digestão e o emagrecimento. 

Posso beber o chá com açúcar? 
Se quiser perder peso, beba o chá sem açúcar ou com adoçante. Para amenizar o sabor amargo, uma boa estratégia é bater a infusão com uma fruta adocicada, como abacaxi, maçã e melão. No cardápio a seguir há várias sugestões diferentes de preparar o chá, quente ou gelado. 

O chá em latinha ou sachê funciona? 
As duas versões carregam os princípios ativos da erva. Mas o efeito costuma ser mais suave. Isso porque o chá industrializado tem conservantes e o sachê pode misturar diferentes partes da planta. Por isso, dê preferência à erva a granel. É mais fácil de identificar se o chá tem apenas folhas da Ilex paraguariensis, parte da planta que concentra os componentes que ajudam você a perder peso. 

Há contraindicações? 
O chá-mate não é recomendado para pessoas hipertensas.  Em grandes quantidades pode causar insônia, taquicardia e gastrite.

O chá pode ser armazenado? 
Depois de pronto, ele deve ser consumido em 24 horas, quando ainda mantém as propriedades terapêuticas preservadas. Isto é, se, durante esse período, a bebida tiver ficado na geladeira ou numa temperatura abaixo de 4 ºC.

Na dúvida comprei os dois chás e to tomando os dois! ahahahha Quero ver não emagrecer agora!
Alguém já emagreceu com esses chás?

Nenhum comentário:

Postar um comentário