11 filmes sobre Auschwitz - O mundo da Tutty

segunda-feira, 8 de maio de 2017

11 filmes sobre Auschwitz

Há alguns meses atrás comecei a ler muitos livros sobre esse tema.  E apesar de não gostar de história, é um assunto que me segurou. Fatos reais e tristes de um passado que também foi nosso, e poder ler isso hoje, e ver tudo que aconteceu seculos atrás, e algo que eu ainda não sei explicar e nem desapegar. Então hoje a dica deixou de ser de livro e veio para filmes.

1- A lista de Schindler


Conta a história de um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus ao empregá-los em sua fábrica à época da II Guerra Mundial. O roteiro é baseado no romance Schindler’s Ark, de Thomas Keneally.

2- O menino de pijama listrado


O menino Bruno de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel, um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

3- Os falsários



A história de um falsário judeu (Karl Markovics) que, preso pelos nazistas, concordou em ajudar seus algozes em uma grande operação de falsificação criada para financiar os esforços de guerra. Depois do conflito, ele fugiu e terminou a vida entre Montevidéu e Porto Alegre.

4- O pianista


Conta a história sobre o o inferno vivido por Wladyslaw Szpilman, famoso pianista polonês que trabalha em uma rádio de Varsóvia e precisa fugir dos alemães que ocuparam seu país.

5-  O diário de Anne Frank



O best-seller que narra a vida da garota que passou quase três anos escondida com a família em Amsterdã, até ser descoberta e assassinada no campo de concentração de Bergen- Belsen.

6- A vida é bela


A vida não era bela nos campos de concentração, mas, neste consagrado drama italiano, o espirituoso Guido está determinado a esconder do filho Giosuè o horror no qual estão inseridos.

7- Sobrevivi ao holocausto



Julio Gartner, sobrevivente dos campos de concentração da Alemanha nazista, revisita os cenários do genocídio acompanhado por Marina Kagan, jovem com a mesma idade que ele tinha na época da Segunda Guerra. Uma conversa entre passado e presente, tendo como tema os horrores do Holocausto.

8- Filhos da guerra



A Primeira Guerra Mundial eclode na Europa e a Alemanha invade a pequena Bélgica. No meio de um dos combates mais sangrentos da história, uma adolescente e seus irmãos precisam amadurecer rapidamente.

9- O refugio secreto



A história verídica de Corrie Ten Boom, uma holandesa cristã que durante a Segunda Guerra Mundia organizou e liderou uma unidade de esconderijo na Holanda para ajudar os judeus a escaparem das forças nazistas. Mas quando a polícia secreta alemã descobre seus planos, Corrie experimenta toda a intensidade da brutalidade em Ravensburk, campo de concentração nazista para mulheres. Enfrentando humilhação, opressão e sofrimento, ela testemuha que o amor é ainda mais forte que o ódio.

10- Bent


O filme é baseado na peça de 1978, do dramaturgo norte-americano Martin Sherman. Além do holocausto, o longa aborda a intolerância sexual. Clive Owen, Lothaire Bluteau e Ian McKellen fazem parte do elenco.

11- Um dia em Auschwitz (disponível no Netflix)


Em memória ao fim do terrível campo de concentração que exterminou mais de 1 milhão de judeus, o Discovery exibe o especial UM DIA EM AUSCHWITZ. Acompanhe Kitty Hart-Moxon, que retornará ao local 70 anos após a sua liberação, para relembrar os horrores da guerra ao lado de Natalia e Lydia, duas estudantes de 16 anos, idade que Kitty tinha quando foi capturada. As estudantes fazem as perguntas e Kitty responde, passando assim o seu legado e a consciência da triste história para futuras gerações.