Argilas faciais: Como usar e seus benefícios. - O mundo da Tutty

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Argilas faciais: Como usar e seus benefícios.


Você sabe para que serve a argila? Conhece todos os benefícios que os 10 tipos de argila podem trazer? Sabe escolher qual o melhor para sua pele? Tem certeza de estar usando da forma certa? Ficou na dúvida? Vem com a gente para saber tudinho sobre essas belezas.
A argila é utilizada há muitos anos, mas com o surgimento da estética e as mulheres estarem cada vez mais preocupada com corpo, a argila veio com tudo e tem sido utilizada em muitos procedimentos.
A argila é um material terroso, de origem mineral, composta apenas por alumínio, sílica e água. Ela vem com inúmeras funções, desde promover uma boa esfoliação a reconstituir tecidos, isso vai depender da argila usada. 
A sílica presente na argila é muito utilizado em maquiagens oil free, e sua função principal é absorver a oleosidade.

Essa argila é especifica para pele sensíveis e desidratadas, porém pode ser usada em qualquer tipo de pele. É uma das poucas argilas que tem seu pH muito próximo ao da pele e maior nível de alumínio. Tem como beneficio clarear a pele, absorver a oleosidade, ser cicatrizante, ter ação tensora, hidratando e revitalizando.

Argila Beje
Uma mistura da argila marrom com branca, ajuda a revitalizar a pele, esfolia, desintoxica, combate cravo e espinhas e ameniza as manchas, hidratando a pele.

Argila Amarela
Amarela ou dourada, é uma argila rica em silício, tem como ação, tonificar a pele. Ela é indicada para peles maduras e cansadas. Ajuda na formação de colágeno, rejuvenesce, hidrata, diminui as rugas e o mais importante, ajuda também na flacidez cutânea.

Argila Vermelha
Indicada para peles mais rosadas e sensíveis. Absorve mais a oleosidade que as outras duas argilas citadas acima, renova a estrutura celular, auxilia na respiração das células pois ela contém óxido de ferro e cobre, regula a microcirculação cutânea, diminuindo também as linhas de expressão, ou seja, tem poder rejuvenescedor. Algumas pessoas utilizam essa argila como redutor de medidas.

Argila rosa
Nada mais que a argila branca e vermelha misturada. Tem ação desinfetante, tensora, revitalizante e cicatrizante. Retira a oleosidade, absorve toxinas, trazendo de volta a pele o brilho natural. Hidrata, melhora a circulação, elimina celulite, gordura localizada e flacidez tissular. Por ser uma argila bem levinha, é a única que pode-se usar diariamente, mas não é recomendado! Procure um profissional para orientação.


Argila verde
É  a argila que tem uma maior diversidade de elementos (zinco, cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo) e possui pH neutro. Indicada para peles oleosas e com acne, tem como maior função ser adstringente, tonificante, estimulante da circulação periférica, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante. A argila verde realiza na pele um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade e nutrindo os tecidos com os sais minerais. Combatendo cravos e espinhas e retirando as manchas. Indicado a usar apenas duas vezes na semana.

Argila Roxa
Semelhante a amarela, ela tem como função rejuvenescer a pele, esfoliar, tonificar e suavizar, dando firmeza. Essa é especifica apenas para o rosto. Seu maior nutriente é o magnésio, que atua na produção de colágeno.

Argila marrom
 A argila marrom é rara. Tem como função o tratamento de acne e o rejuvenescimento. Atua ativando a circulação, purificando, tonificando, eliminando as manchas, controlando a oleosidade e revitalizando a pele.

Argila Cinza
Diferente das outras, essa argila é indicada para peles muito oleosas e com manchas. É a única argila com presença de titânio e com 60% de sílica. A única com pH mais alcalino, combate espinhas e cravos, devido a sua ação esfoliante. Retarda o envelhecimento da pele e clareia as manchinhas desagradáveis presente na pele. No corpo ela também é usada como redutor de medidas.

Argila Preta
A mais nobre de todas, e também rara, pode ser encontrada como lama vulcânica, tem maior quantidade de enxofre, e sua função é desintoxicar a pele, clareia manchas, tem ação anti-estressante e anti-inflamatória e depois disso tudo ainda rejuvenesce.



Dica Bapho:
A Argila Terramater é um produto extraído 100% da natureza com cores exclusivas e puras sem adição de pigmentos que passa por um rigoroso controle técnico para seleção dos minerais, sendo este o único mineral que não sofre a radiação gama que gera lixo tóxico radioativo e pode alterar a formação dos nutrientes que possuem, ocasionando sérios prejuízos para a pele.
Terramater é a única argila do mundo que recebeu a certificação de produto 100% Natural e aceito em formulações Orgânicas pela ECOCERT FRANÇA.


Procedimento
- Antes de usar a argila, lave o local, a depender da argila, esfolie levemente o rosto em movimentos circulares.
- Aqueça o local (pode-se utilizar uma toalha quente, aquecida em água)
- Faça a misturinha: uma colher de sopa de argila, na água normal, termal ou soro fisiológico, até a misturinha ficar na consistência de uma pasta.
- Não utilize para a misturinha, nem vasos ou colher de metal, isso pode alterar a misturinha e não chegar ao resultado esperado.
- Para potencializar, pode-se nesse momento, utilizar óleo essencial na mistura.
- Utilize pincel para aplicar a argila na pele 
- Aplique e aguarde de 10 minutos a 20 minutos.
- Retire com água é sele com um hidratante ideal para a área. No caso do rosto, evite hidratantes com óleos, isso vai provocar muitas espinhas.
- Algumas argilas podem dar a sensação na pele de pinicamento ou ficar levemente vermelha, isso é normal, já que algumas delas ativam a circulação.
- Lembrar que a recomendação é que se use de uma a duas vezes na semana (no máximo) nos primeiros meses, e depois como manutenção realizar quinzenalmente ou mensal. 
- Procure sempre um profissional qualificado que possa realizar com precisão o seu tipo de pele e quais possíveis problemas devem ser tratados, para ter certeza de qual argila usar.

Vocês podem encontrar a argila para comprar aqui!

2 comentários:

  1. Amei o post, eu amo usar argilas, a minha favorita é a verde. ^^
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leidiana nem me fala! Todo mundo amaa argila verde! rs
      eu costumo comprar pacotinhos menores, e ir revesando eles, já que cada um tem um efeito né?! Eu uso sempre o verde, o branco, e os outros uso mais raramente!
      beijosssss!

      Excluir