Dicas: Como escolher a melhor base para cada pele? - O mundo da Tutty

domingo, 6 de agosto de 2017

Dicas: Como escolher a melhor base para cada pele?


Todo mundo sabe que a primeira parte de uma boa make, e a essencial, é acertar na base. Depois de ter a pele preparada né? Sim senhora! Preparar a pele também modifica o resultado.
Mas é a base que vai começar  a fazer tudo acontecer, desde deixar um aspecto mais bonito para pele, removendo partes indesejadas como as manchas, a acertar na cor da base para sua pele. É esse é nosso assunto hoje.
Todo mundo sabe que não é nada fácil acertar em uma base, nem na cor certa, e cada vez vão surgindo mais bases, de tipos diferentes, fazendo com experimentemos coisas novas, atrás de cada vez uma base mais apropriada para nossa pele. 
Então vai algumas dicas para vocês:

1- Descubra o seu tipo de pele
Hoje existe milhares de tipos de peles e cores, como também existem empresas que investiram em bases com várias tonalidades para agradar a todos. Então o primeiro passo é saber o fundo da sua pele (rosada, amarela ou neutra), depois que tipo de pele você tem (seca, mista ou oleosa).

Fundo da pele
Alguns testes são fáceis para descobrir seu tipo de pele:


Teste da veia
- Rosado: se suas veias forem azuladas, é provável que seu tom seja frio.
- Amarelo: se suas veias forem esverdeadas, é provável que seu tom seja quente. 
- Neutro: Se sua cor for a mistura das duas.

Teste da joia:
- Tom rosado: combinam com jóias douradas. E tem dificuldade de se bronzear, normalmente ficam vermelhas.
- Tom amarelo: combinam com jóias pratas. E se bronzeiam facilmente. Normalmente o fundo amarelo se encaixa muito nas negras.


Tipo de pele

- Pele normal e mista: É o tipo de pele mais fácil de lidar. Se adapta a mais maquiagens e texturas. Então tudo vai depender de qual objetivo você tem para cada make. Um segredo para a pele mista é usar um prime na zona T antes da base. A zona T sempre tem a tendência de ser mais oleosa que outras partes do rosto.

- Pele oleosa: Para pele oleosas, precisamos de bases mais secas, como a cobertura matte, opaca e oil free, para anular um pouco do óleo já existente na pele e evitar que a base desmanche com mais óleo rapidamente. Fazer a base durar mais na pele, sempre foi nosso foco, então esse é o segredo.

- Pele madura: O grande segredo dessa pele é usar bases mais delicadas com coberturas mais leves. Por mais que pessoas com essa pele, gostem de cobrir bem as imperfeições, as bases mais pesadas, com alta cobertura, marcam por fim as linhas de expressões, deixando a maquiagem artificial e marcada.

- Pele negra: Escolha sempre um tom mais claro do tom que você acha ideal, e fuja dos tons amarelados. Isso pode deixar sua cor mais opaca.
Já descobriu qual é sua pele? Agora vai um segredo muito importante para quem vai comprar a make em loja física.

2- Testando a base:
Sempre testem suas bases no rosto, ás vezes na loja (e eu já fiz muito isso), na pressa ou por já ter make na cara, acabamos testando a make na mão, no pulso, porém a cor da pele da mão não é a mesma do rosto, assim como também o tipo de pele também não é, ela pode ser mais clara ou escura, mais seca ou oleosa, e você só vai ver o erro em casa. Outro ponto é a iluminação. Testar em lugares com pouca ou muita luz altera o teste, então cuidado, teste de várias formas, para evitar o erro.
Para quem quer comprar base na internet, existe muitos app e sites hoje que auxiliam para acertar a cor, e vou falar um pouco sobre isso abaixo, mas eu ainda recomendo antes fazer o teste na loja para ter uma certeza maior. Ou se é uma base que você usa, guarda a embalagem ou anota o número da base para não esquecer.
Saber esses dois passos já é meio caminho andado! Vai por mim, a pior parte já passou, o resto agora é bem facinho.

3- O tipo de base:
Você pode não saber, mas o tipo de base usada, influência na textura da base na pele, durabilidade e cobertura. O tipo de base usada depende muito do seu tipo de pele (lembra?), então antes mesmo de escolher a cor, devemos já saber qual tipo de base procurar. Hoje no mercado temos uma variedade de bases como:

- Base Líquida: Mais fácil de aplicar e com maior cobertura. Ideal para peles secas e maduras, com linhas de expressão, para que a base não acumule. Para aplicar pode-se usar pinceis com cerdas sintéticas ou a Beauty Blender.

- Base em Mousse
: A cobertura é inferior a líquida, mas o acabamento é bem natural com toque de brilho. Ideal para todo tipo de pele, a maioria é oil free. A melhor maneira de aplicar é com o pincel de cerdas sintéticas ou o dedo. Não é indicado para peles maduras que tenham muitas linhas de expressão, pois pode ficar marcado no local.

- Base em pó: Excelentes para peles oleosas, já que absorve a oleosidade. Ideal também para quem gosta de pele sem brilho, e baixa cobertura. Pode ser usada com pincel de cerdas naturais fofas e esponjinhas de algodão.

- Base cremosa: Ideal para quem ama altas coberturas, e não é indicada para peles oleosas. Pode ser usada com pinceis de cerdas sintéticas, beauty blender ou silisponge.

- Pancake:
Alta cobertura, ideal para peles oleosas e mistas. Pode ser usada com a esponja normal ou a beauty blender.

- Stick: Conhecida como base em bastão, é bem prática, pode ter cobertura de média a alta. Indicada para peles normais, mistas e secas, também usada como corretivo.


- Base Foundation: Base mais específica para peles mistas e oleosas. Pode ser utilizada uma esponja ou pincel.

- Base compacta:
Ideal para todos os tipos de pele, dando a sensação de rosto suave. Essa base precisa ser bem espalhada, pois ela acumula bem fácil.

A textura e duração da base também varia a depender do clima, a mesma base pode mudar a textura na pele se aplicada em lugar quente e lugar frio, tipo, na Bahia e em São Paulo.

4- A cor da base



 Existe muitos pequenos detalhes na hora de escolher um tom de base, é por isso devemos ter cuidado e paciência.
- Para escolher a base certa, devemos estar com a pele limpa e sem outras maquiagens, se não vai acabar dando erros futuros na cor.
- Algumas bases também oxidam depois de entrar em contato com a pele, então experimente e espere para ver como vai reagir a base na pele, alguns escurecem de um a dois tons.
- A melhor base é aquela que quase nem dá para ver na pele, ela é absorvida quase que total, bases com alto contraste a depender da situação, deixa muito artificial, e não fica nada gatinho.
- Já falei e vou repetir, experimente vários tons próximo da sua cor, até encontrar uma que realmente se adapte legal, mas sempre experimente no rosto, nunca jamais no pulso ou mão.
- Devemos lembrar que algumas pessoas não usam pó em base matte, então vale arriscar numa cor mais próxima da pele depois da oxidação. Já bases líquidas precisam ser seladas com pó na grande parte das vezes, então lembrem que se o pó não for translúcido, ele pode também alterar a cor da base depois, e sua pele ficar mais clara ou escura.
- Comprou a cor da sua base errada? Comprou mais escura? Misture com uma base mais clara ou hidratante. Comprou uma base mais clara? misture com base escura ou no fim use um pó mais claro. - A base matte não ficou com uma textura tão boa no rosto? Ficou muito seco ou com pontinhos? misture a base a um hidratante para ele ficar mais emoliente.
- Lembre-se Menos é mais. Quanto mais base no rosto, mais dificuldade você vai ter em deixar a pele uniforme. Mais base não quer dizer melhor cobertura. A make vai ficar mais carregada, craquelas mais rápido e tem uma grande chance de acabar sujando sua roupa.
- Para quem faz vídeos: prefira bases matificadas. O brilho das bases líquidas faz com que você pareca suada ou com oleosidade na pele. Com o calor das luzes, a base também craquela mais rápido .Invista em bases mates, ou em prime e pó.
- Para quem faz fotos: prefira acabamento natural, fica bem mais natural e bonito nas fotos, e as menores imperfeições podem ser retiradas com photoshop. Invista também em iluminador e corretivos para contornos.
- Procure bases que se diferenciem, como ter filtro solar ou vitaminas, é muito importante para pele.
-Assista a blogueiras que apenas fazem review de produtos de beleza, eu sempre assisto a Joyce Kitamura, ela faz metade do nosso trabalho, lá ela te conta as bases que craquelam, que desmancham, que não são a prova d'agua, se são boas ou não, e você ate descobre o preço lá também.
- Jamais use bases vencidas, isso prejudica na cor e textura e pode causar patologias em sua pele.
- Existe um site chamado FINDATION, lá você fala uma base que você usa, marca, tipo e cor, e eles te mostram outras marcas parecidas e a numeração delas que poderá te servir. É confiável? Não sei nunca fiz o teste, mas nunca é 100%. Prefira testar em lojas.
- Não vou indicar marcas de bases, hoje existe uma infinidades de marcas, e tudo mesmo vai dá sua pele. Você pode não se dar bem com bases mais caras, assim como pode não se dar bem com bases baratas. Existe muitos seguidores meus que dizem se dar super bem com bases e corretivos da china, e eu acho isso super legal, mas tem seguidores que preferem Mac em diante, então o segredo é provar! Hoje tenho usado o da Vult, é o que tenho me dado melhor, mais ainda sim testo outras como Ruby Rose e Luisance e algumas da china.

Tem mais alguma dúvida? Deixe nos comentários! Ficarei feliz em responder! Se quiserem mais dicas de makes é só falar!

2 comentários:

  1. Tutty que post incrível! Tirei várias dúvidas e descobri coisas que não fazia ideia. Confesso que não sou a melhor pessoa do mundo em makes. Espero um dia te encontrar pessoalmente para aprender alguns truques com você. Aliás, queria muito aprender a fazer contorno. Não sei nem que produtos comprar em relação a isso. Não sei se você já fez algum post sobre isso. Eu ando com a pele muito oleosa (e a raiz do cabelo também) e estou com espinhas/cravos. Então, tenho evitado passar muita. Queria dicas sobre isso também O.O Aquela que sai pedindo um monte de coisa kkkk

    beijos

    Psicose da Nina | Instagram
    Colunista no Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só acho agora que você deveria passar uns dias aqui na minha cidade para trocarmos informações! hahahaha
      Vou fazer um post então especifico para contornos e cuidados com a pele para pessoas com seu caso!ahaha
      beijoss

      Excluir