Livro 84: Os robôs vão roubar seu trabalho, mas tudo bem.

By 11:12


Titulo: Os robôs vão roubar seu trabalho, mas tudo bem
Autora: Federico Pistono
Ano: 2017
Páginas: 248
Classificação: Administração


Sinopse:
"Você está prestes a se tornar obsoleto. Você acha que é especial, único, e que é impossível substituí-lo naquilo que está fazendo. Você está errado. Enquanto falamos, milhões de algoritmos criados por cientistas da computação estão funcionando freneticamente em servidores de todo o mundo com um único propósito: fazer o que os humanos podem fazer, mas melhor." Este é o argumento para um fenômeno chamado "desemprego tecnológico" que assombra a sociedade moderna. Mas seria essa uma ameaça real ou apenas uma fantasia futurística? O que acontecerá conosco nos próximos anos e o que podemos fazer para evitar uma crise catastrófica nas relações de trabalho? O livro de Federico Pistono, que rapidamente se tornou um sucesso internacional, explora o impacto dos avanços tecnológicos em nossa vida, o que significa ser feliz e dá sugestões de como evitar um possível colapso total do sistema.


Opinião:
Apesar de não ser um o tipo de livro que eu compraria para ler, foi surpreendedor saber o quanto me interessei pelo assunto e que ele acabou fluindo sem dificuldades.
Apesar de ser um livro que interesse a todo o mundo no geral, acredito que pessoas que trabalhem com TI, administração e afins, teriam mais curiosidade pela leitura.
O livro se baseia em explicar como no futuro bem próximo as máquinas vão dominar o ambiente de trabalho, fazendo com que ocorra um desemprego em massa, já que seremos substituídos por eles, porém nesse mesmo estudo, os autores acreditam que novos empregos surgirão, fazendo com que não exista esse tão temido desemprego, e que por isso nem todo mundo precisa temer essa evolução que está acontecendo.
O livro te faz temer o futuro comandado por robôs, como também te mostra os pontos positivos dessa era, como trabalhar menos, produzir mais em sua vida, realizando atividades e cursos que você não tinha tempo de fazer e por fim vivendo mais do que apenas trabalhando.
Em toda essa teoria os autores fazem questão de mostrar gráficos, tabelas, tudo devidamente estudado sobre cada cargo de trabalho, os que correm mais risco de sumirem rapidamente, os que os robôs terão mais dificuldade em substituir, de que forma isso irá afetar na sociedade, economia e politica.
Eu me surpreendi em acreditar o quão poderia gostar desse livro, fiquei temerosa com relação ao nosso futuro, não vou mentir. Os autores contam histórias reais de casos em que os robôs já estão sendo usados, como está esse estudo e evolução. A parte que mais gostei do livro, foi quando ele elucidou sobre a felicidade, sobre se ter mais dinheiro significa que a pessoa é mais feliz ou não, entre outros meros fatores.
Ao fim dos últimos capítulos, a autor dá algumas dicas de como ser feliz, como " viver" a vida de um jeito melhor e mais econômico, pensando apenas em nosso futuro.

E você já leu? O que achou?

Assuntos relacionados:

0 comentários