Livro 98: Branca de neve - Contos Clássicos

By 11:44


Titulo: Branca de Neve - Contos Clássicos
Autor: Vários autores
EditoraEditora Évora
Páginas: 224
Ano: 2012
Classificação: Contos


Sinopse: Entre os diversos autores presentes na publicação organizada por Alexandre Callari estão, os irmãos Grimm, o aristocrata Giambattista Basile, os folcloristas Joseph Jacobs, Laura Gonzenbach, Thomas Frederick Crane e Ernst Ludwig Rochholz, o romancista Alexandre Pushkin, além de um conto do próprio Alexandre Callari, que deu via a sua própria Branca de Neve, recontando a história da bela de uma maneira peculiar.
As histórias de cada autor se passam nas mais variadas regiões europeias e abordam diversos temas bem atuais e humanos como a inveja, ciúme, traição e mentira, algumas com uma pitada de romance, terror, suspense e até mesmo tragédia. Todos os contos presentes no livro vêm com um comentário e análises que visam o entendimento dos elementos que compõem suas origens, já que as narrativas contém um pouco do folclore de diversos países como a Itália, Alemanha, Suíça, Escócia, Rússia, entre outros locais.
Além de incorporar sua própria história sobre a Branca de Neve, Alexandre Callari também comenta sobre as variações da história e da própria personagem ao longo de cada conto e cada versão, analisando também os filmes com a personagem, desde o primeiro lançado em 1902 até os que estão prestes a serem lançados.



Opinião: Estou em uma vibe muito boa de ser surpreendida por livros que me parecem ao olhar serem apenas boas histórias. Peguei esse livro porque amo saber um pouco mais dos contos clássicos, mas não acreditei que esse livro fossem tão bom.
A primeira parte do livro conta inúmeras versões da história de Branca de Neve, escrita por autores de diferentes países, as histórias se misturam com outros contos, você relembra passagens de A Bela Adormecida, maria e joão, os mais clássicos, algumas versões dela, juro que achei até mais divertido que a original que conhecemos, outras são bem mais fabulosas. São sete contos bem resumidos.
Na segunda parte o livro vem genialmente contando a trajetória do livro pelos filmes, teatro, pastiches e HQs. Separei pra esse fim de semana vê se encontro algum desses filmes na internet. Ele conta a evolução da história e como a Disney fez sucesso com a sua versão encantada. Achei estupidamente interessante.
Já na terceira parte e a melhor de todas, que me deixou de coração na mão, vem um conto clássico inédito (inédito messsmooo!), talvez a melhor versão de todos os tempos! Uma versão indicada para maiores de 18 anos, com cenas de terror e horror, compartilhada ao mesmo segundo com a capacidade de entendermos sobre julgamentos de personagens. Tem cenas de esquartejamentos, estupro, lealdade, entre muito outros temas mais complexos nunca abordados antes. Achei uma das melhores e mais incríveis versões.


Quem ai já leu esse livro o que achou? Quem ai deu vontade de ler? 

Assuntos relacionados:

0 comentários